Pesquise...

Últimos Posts

Arquivo de Posts

2024 - 2023 - 2022 - 2021 - 2020 - 2019 - 2018 - 2017 - 2016 - 2015 - 2014 - 2013 - 2012

Postagens Populares

Vem Comigo

     
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tecnologia do Blogger.

Total de Acessos


Saudações,

No meu dia-a-dia de freelancer "testar coisas" é algo curriqueiro!

Por exemplo, eu tenho vários navegadores instalados, e destes, dois se sobressaem; a saber: O Chrome e Chromium!

Eu uso o Chrome para redes sociais e o Chromium para navegação em geral.

Porem o meu netbook, de 32 bits, ficou órfão do Google Chrome. Então, o que fazer se todo o meu "perfil online" está nele?

Migrando do Chrome para o Chromium na plataforma 32 bits


O Chrome 32 bit para Linux foi descontinuado em Março deste ano (2016). Acesse: "... we will end support for Google Chrome on 32-bit Linux ..."

O Google Chrome usa o código aberto do projeto Chromium, com isto, a migração ficou simples! =)

Entre muitas maneiras de se fazer a migração, este foi o meu caminho...

O Google Chrome por padrão guarda a sua configuração no diretório ".config/google-chrome" na home de cada usuário. Sabendo disto, abra um terminal e execute:

$ chromium-browser --user-data-dir=/home/junior/.config/google-chrome

Substitua o junior por seu usuário atual!

Depois do comando acima você deve ver todas as configurações do Chrome, abas, favoritos, extensões, etc, tudo carregado no Chromium.

Agora só precisamos de um ícone para tonar a coisa mais intuitiva.

No meu netbook eu tenho o MATE Desktop Environment. E, para adicionar um novo ícone no Menu Aplicativos basta acessar o menu System -> Look and Feel -> Main Menu. Veja:


Você verá a tela de edição de menus. No seu lado esquerdo, clique em Internet, depois no botão "New Item", e preencha conforme indicado abaixo:

Substitua o junior por seu usuário atual

Depois de adicionado o novo ícone, no seu menu Aplicativos -> Internet,  você terá algo parecido com a seguinte imagem:


Pronto agora você tem dois perfis, um independente do outro! E todas as suas configurações do descontinuado Chrome 32 bits foram carregas!

Veja como ficou aqui...

Chromium com perfis diferentes

No lado esquerdo o Chromium "padrão", e no lado direito o Chromium carregando o perfil do Google Chrome. Note que até a cor da janela mudou, e também foi carregado o meu perfil online.

Bem é isto.


Paz a todos!

0 comentários:

Postar um comentário